Gente pequena pensando no futuro

Ensinar desde cedo a importância sobre responsabilidade financeira e a administração do próprio dinheiro é crucial pro desenvolvimento de um adulto mais consciente. De acordo com o estudo “O impacto do desenvolvimento na primeira infância sobre a aprendizagem”, do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), Evidências nos campos das ciências biológicas e sociais demonstram que oferecer condições favoráveis ao desenvolvimento infantil é mais eficaz e menos dispendioso do que tentar reverter ou mitigar os efeitos das adversidades precoces posteriormente. Portando o aprendizado nos primeiros anos de vida é fundamental para que a criança absorva os conceitos e práticas da Educação Financeira e cresça com autonomia em decisões mais acertadas sobre finanças e consumo, gerando escolhas mais assertivas tanto emocionais e sociais.

Uma proposta de mudança cultural

Pensando em contribuir para que a educação financeira alcance mais pessoas, a Idea Connect criou a Coleção Isso é Real, um material feito pensando na criança como a protagonista deste aprendizado e, consequentemente, em todos os que fazem parte do desenvolvimento de sua vida afetiva, social e cognitiva.
Os jogos promovem o desenvolvimento do pensamento lógico por meio da criatividade, prolongam a concentração e a motivação por mais tempo e potencializam o aprendizado de maneira dinâmica.

  • Estudantes

    Público-alvo desta coleção. Ao expor seus interesses e suas inquietações sobre a temática, espera-se que participem ativamente da construção de sua própria aprendizagem.

  • Professores

    Realizam os processos pedagógicos em sala de aula e motivam continuamente o aprendizado dos estudantes. Os recursos disponibilizados nesta coleção estão estruturados para cada aula.

  • Família

    Quando todos os integrantes da família se unem e se tornam vigilantes e mais integrados, é possível gerar mudanças de hábitos de consumo. Cientes da situação financeira da família, os estudantes passam a compreender que suas demandas, assim como as dos demais membros da família, também impactam no orçamento familiar.

  • Escola

    Materiais exclusivos e alinhados à BNCC, fundamentados na psicologia econômica comportamental, com conteúdo prático que se aplica à realidade dos estudantes, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem.

    Esta coleção propõe desenvolver habilidades e conhecimentos que colaboram com o trabalho da escola na formação de pessoas preparadas para assumir seu protagonismo na sociedade.

A Estrutura da Coleção Isso é Real

  • LIVRO DO ALUNO

    Está organizado em 4 capítulos: dois deles têm os jogos como ponto de partida para a problematização do conteúdo a ser estudado, já os outros dois apresentam temas com situações problematizadoras.

  • LIVRO DO PROFESSOR

    Apresenta as habilidades da Base Nacional Comum Curricular trabalhadas em cada capítulo. Colabora para que o professor tenha um melhor planejamento de suas aulas,
    além de orientações didáticas, sugestões de ampliação e dicas de leitura.

  • MATERIAIS DE APOIO

    São materiais encartados, atraentes com a ideia de colocar a mão na massa para aprender e produzir algo e se divertir.

  • JOGOS ANALÓGICOS

    Para cada ano escolar, são trabalhados dois jogos que visam favorecer o entendimento do tema, estruturados em diferentes níveis de abordagem conforme a faixa estaria dos estudantes.

  • JOGOS DIGITAIS

    Para cada ano escolar, são trabalhados dois jogos que visam favorecer o entendimento do tema, estruturados em diferentes níveis de abordagem conforme a faixa estaria dos estudantes.

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Objetivos de ensino

A Educação Financeira é um conjunto de competências essenciais que permite
ao cidadão um desenvolvimento autônomo na área de finanças pessoais. E cidadania implica um exercício responsável de direitos e deveres dos cidadãos informados que tomam decisões financeiras adequadas e contribuem para o bem-estar pessoal, familiar e social.

  • 1. Poupar e consumir com responsabilidade

    O modelo de consumo consciente é aquele em que se valoriza o meio ambiente, sendo baseado em valores como responsabilidade, consciência do papel do cidadão, cuidado com os recursos naturais, solidariedade, entre outros.

  • 2. Tomada de decisão e autonomia

    É fundamental abordagens que o aluno possa refletir sobre situações-problemas de forma crítica para que os estudantes consigam desenvolver autonomia e decisões mais assetivas relacionadas à poupança, a investimentos e dívidas.

  • 3. Formar multiplicadores

    Aprender por exemplos não somente instiga, mas fomenta a ideia de difusão do conhecimento. Estudar temas relacionados a finanças na escola colabora com a formação dos estudantes como sujeitos críticos e conscientes de suas atitudes. Esse aprendizado se multiplica em toda a família.

  • 4. Desenvolver a cultura da prevenção

    Saber sobre renda e despesas, desejos e necessidades, entre tantos outros temas, aproxima os estudantes do mundo financeiro e ter os familiares próximos das discussões desses assuntos pode auxiliar na administração de seu orçamento. Por isso, incorporar as famílias como aliadas na Educação Financeira dos filhos é tão importante.

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  • Aprendizagem baseada em jogos

    Está coleção tem como eixo central os jogos. São eles que oferecem aos estudantes informações e orientações que favorecem a construção de um pensamento financeiro para que possam traçar o caminho para uma vida financeira mais saudável no futuro.
    Os jogos são o ponto de partida na sala de aula e introduzem o tema da Educação Financeira seguidos por um conjunto de atividade voltados para desenvolver competências.

    Os jogos como metodologia de ensino é uma ferramenta que contribui para a construção do conhecimento e a promoção do exercício do pensamento crítico, como também enriquecem a interação social entre colegas e propicia prazer na aprendizagem.
    Para o docente os jogos servem como potencializador do ensino, auxiliando na ação pedagógica dinamizando as aulas para mobilizar as competências desejadas.


    1. O jogo na educação possibilita conhecimento e diversão.
    2. Instiga a vontade em aprender.
    3. Envolve os estudantes com a temática do dia a dia.
    4. Estimula uma aprendizagem cooperativa e participativa.

Eixos Norteadores

A coleção está pautada em dois documentos que são referência para o trabalho com a Educação Financeira. São eles:

  • BNCC - Base Nacional Comum Curricular

    Documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Segundo a BNCC, a Educação Financeira é um dos temas contemporâneos transversais do macro área temática Economia.

  • ENEF - Estratégia Nacional de Educação Financeira

    Documento elaborado como um dos itens do Plano Diretor da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).